"O ser humano não acaba no limite da sua pele" Autor desconhecido
Em que consiste o processo terapêutico
No processo terapêutico em casal o foco predominante é a relação de casal. Cada elemento é também contemplado na sua individualidade, mas o foco é sobretudo a relação de casal e o que é que está a acontecer na relação que está a contribuir para o problema relacional. O envolvimento de ambos os elementos do casal é um fator essencial na medida em que é partilhada a responsabilidade pela compreensão do problema e pelas mudanças desejadas para a relação.
A psicoterapia de casal procura, assim, ajudar o casal a reconhecer os seus padrões de interação disfuncionais e favorecer uma partilha mais genuína e aceitante do que são as necessidades, desejos e angústias de cada um, no sentido de promover mudanças que beneficiem a relação.
Dada a sensibilidade das questões abordadas, a informação veiculada no processo terapêutico é confidencial. As únicas pessoas com acesso a informação sobre o caso, e sempre tentando ao máximo salvaguardar a identidade do casal, são o supervisor do terapeuta e a equipa de supervisão quando o terapeuta faz supervisão em grupo. As sessões de supervisão visam partilhar dificuldades e ponderar intervenções com colegas mais experientes, no sentido de melhorar a qualidade do processo terapêutico, beneficiando essencialmente o casal.
Áreas de Intervenção
Problemas conjugais;
Dificuldades relacionais;
Problemas familiares;
Dificuldades ou conflitos ao nível da parentalidade;
Problemas emocionais que afetam a relação de casal;
Dificuldades de adaptação a mudanças, novas situações de vida no casal;
Conflitos de interesses, de necessidades, de valores, de ideais e projetos de vida;
Problemas sexuais;
Problemas conjugais decorrentes de infidelidade;
Luto que afeta a relação de casal;
Dificuldades a lidar com a infertilidade;
Divórcio (ou a sua eminência);
Desenvolvimento pessoal e relacional;
Entre outros de foro psicológico com foco na relação de casal.
60€ por sessão de 60 minutos
As sessões de casal são realizadas na Av. Almirante Reis (entre a Alameda e o Areeiro) pela psicóloga Joana Fojo Ferreira