_ Nós somos aquilo que a cada vez nos construímos Adaptação de Luigi Pirandello
Em que consiste o processo terapêutico
O processo terapêutico procura promover o bem-estar da pessoa, no sentido de favorecer maior satisfação consigo próprio, com os outros e com a sua vida.
No fundo, o processo terapêutico é um processo de desenvolvimento, que se inicia com a clarificação da dificuldade apresentada e procura, a partir daí, capacitar a pessoa a agir na sua vida de forma mais coerente com as suas necessidades e aspirações e simultaneamente estabelecer relações mais gratificantes com os outros.
O papel do terapeuta neste processo é o de facilitar o auto-conhecimento, a mudança e a capacidade de agência da pessoa sobre a sua própria vida, tal como uma estaca que ampara a planta enquanto ela cresce para que, cada vez mais fortalecida, se venha a suster sozinha.
Dada a sensibilidade das questões abordadas, a informação veiculada no processo terapêutico é confidencial. As únicas pessoas com acesso a informação sobre o caso, e sempre tentando ao máximo salvaguardar a identidade da pessoa, são o supervisor do terapeuta e a equipa de supervisão quando o terapeuta faz supervisão em grupo. As sessões de supervisão visam partilhar dificuldades e ponderar intervenções com colegas mais experientes, no sentido de melhorar a qualidade do processo terapêutico, beneficiando essencialmente a pessoa.
Dificuldades de adaptação a mudanças, novas situações de vida;
Dificuldades na tomada de decisões;
Problemas profissionais, vocacionais;
Perturbações da personalidade;
Problemas alimentares;
Problemas sexuais;
Questões relacionadas com identidade sexual;
Luto;
Adições;
Desenvolvimento Pessoal;
Entre outros de foro psicológico.
Pode fazer marcação para uma das terapeutas aleatoriamente enviando um e-mail com o seu pedido e o seu contacto, ou pode pedir marcação com uma terapeuta específica contactando-a diretamente